quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ALUNOS DA UESAR SÃO APROVADOS EM PROCESSO SELETIVO DA UFPI PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Por: Pedro Luiz Oliveira Britto


Ontem (30), foi divulgado pelo site da COPESE/UFPI (Coordenadoria Permanente de Seleção da Universidade Federal do Piauí), o resultado do Processo Seletivo para o curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, onde quatro alunos da Unidade Escolar Sebastião Alves dos Reis foram aprovados. João Victor Antunes dos Santos (ex-aluno e ouvinte do Pré-Enem), Bianca da Silva Monteiro, Yasmim Cristini Bezerra Marques, e Maria Sâmira Costa Alves, todas do 3º ano “A” tarde, obtiveram êxito no vestibular, esta última merece destaque pelo fato de ter sua classificação em 1º lugar, acertando 70% das questões da prova e 95% da nota máxima da redação. É o segundo ano consecutivo que alunos da escola são aprovados nesse exame.
No ano anterior, 2017, três alunos foram aprovados no teste, Marcus Vinícius Antunes dos Santos, Raquel Costa de Macêdo e Pedro Luiz Oliveira Britto, que eram estudantes do 3º ano. A grande questão é que além de classificar alunos por mais um ano seguido, a instituição de ensino também conquista a primeira colocação pelo segundo ano subsequente. Na prova anterior, Pedro Luiz alcançou a melhor posição com 67% de acertos, 97,5% da nota máxima da prova dissertativa e 79% da nota total do processo seletivo, agora a discente Sâmira consegue a marca de 80%.
Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo tiveram sua implantação iniciada em 2006 por meio de um plano piloto de quatro universidades públicas de cunho federal, a UFBA (Universidade Federal da Bahia), a UnB (Universidade de Brasília), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que atendeu aos critérios do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), e que trazem a proposta da interdisciplinaridade e da habilitação em áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas) (TAFARREL et al, 2011), visando a formação de professores para as escolas do campo. Na UFPI o curso foi instaurado no ano de 2014 nos campi de Bom Jesus, Floriano, Picos e Teresina, sendo no primeiro a formação em Ciências Humanas e Ciências da Natureza nos demais.
Segundo o gestor da unidade de ensino, Francisco Reginaldo Moreira Lima, o sentimento nesse momento é de gratidão aos alunos pelo fato de acreditarem no poder da educação e recompensar o trabalho dos professores dentro da sala de aula durante o ano letivo. Para o diretor, essa conquista trará imensa motivação para todo o corpo docente, despertando a sensação de trabalho realizado, e mostrando para todos, o poder que a educação e a dedicação possuem, além de instigar em outros estudantes o apreço pela aprendizagem e o esforço em busca dos sonhos.
As três alunas aprovadas, que ainda cursam o ensino médio, nos concederam uma entrevista, onde explanaram as emoções iniciais após as aprovações. Para as estudantes, essa conquista é fruto de muita abnegação, e serve para mostrar que todo empenho tem resultado. Elas agradeceram a suas famílias, todo o quadro de professores, a gestão e a secretaria da escola. Sâmira aproveitou para agradecer ao Canal Educação, programa de mediação tecnológica, onde são ministradas aulas que preparam os alunos para vestibulares, especialmente o ENEM.
 As discentes ainda fizeram declarações de estímulo a futuros vestibulandos, Maria Sâmira, afirmou que é necessário buscar o que se almeja, independente de seu tamanho, “corra atrás de seus sonhos, se não houver os crie”. Yasmim, também explanou que não podemos desconfiar da nossa eficiência, “não duvide de sua capacidade e se esforce”, já Bianca explicou que nada é impossível quando se tem força de vontade.
Além dos fatos supracitados, vale salientar que também outros três estudantes foram classificados, mas aguardam na fila de espera, são eles: Gustavo Henrique Alves Pereira, Juniel Alves Silva e Antonia Ramila da Silva.


OPINIÃO PEDRO LUIZ:

Eu, autor dessa matéria, acompanhei os alunos durante esse ano letivo, pude perceber todo o empenho desferido ao longo do ano, a cada simulado, prova, e aulas aos fins de semana que sacrificaram os horários de lazer. A vontade de alcançar os propósitos era maior, e toda diligência teve seu corolário. Nesse momento, a terceira Lei de Newton, “toda ação, tem uma reação”, parece romper com as barreiras do mundo da física, do exato, e chegar ao relativo. Agora o pensamento de Paulo Freire parece fazer alusão e sentido, a educação pode até não mudar a sociedade, mas sem ela tampouco a sociedade muda.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


TAFFAREL, C. Z. et al. Desafios da Educação do Campo na UFBA: proposições superadoras – o sistema complexos. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.



ALUNAS APROVADAS, SAMIRA, YASMIM E BIANCA RESPECTIVAMENTE



APROVADAS JUNTAMENTE COM O PRIMEIRO LUGAR DO ANO ANTERIOR, PEDRO LUIZ


ESTUDANTES JUNTAMENTE COM O DIRETOR DA UNIDADE ESCOLAR


EX-ALUNO JOÃO VICTOR



Um comentário:

  1. Parabenizo pela iniciativa do blogger, pela a riqueza do texto bem produzido, belas citações que referencia todo esse momento de conquista dos graduandos e das futuras graduandas.
    A educação é literalmente um meio de conquistar aquilo que almeijamos, proporcionando a busca da realização pessoal e profissional.

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