quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ALUNOS DA UESAR SÃO APROVADOS EM PROCESSO SELETIVO DA UFPI PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Por: Pedro Luiz Oliveira Britto


Ontem (30), foi divulgado pelo site da COPESE/UFPI (Coordenadoria Permanente de Seleção da Universidade Federal do Piauí), o resultado do Processo Seletivo para o curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, onde quatro alunos da Unidade Escolar Sebastião Alves dos Reis foram aprovados. João Victor Antunes dos Santos (ex-aluno e ouvinte do Pré-Enem), Bianca da Silva Monteiro, Yasmim Cristini Bezerra Marques, e Maria Sâmira Costa Alves, todas do 3º ano “A” tarde, obtiveram êxito no vestibular, esta última merece destaque pelo fato de ter sua classificação em 1º lugar, acertando 70% das questões da prova e 95% da nota máxima da redação. É o segundo ano consecutivo que alunos da escola são aprovados nesse exame.
No ano anterior, 2017, três alunos foram aprovados no teste, Marcus Vinícius Antunes dos Santos, Raquel Costa de Macêdo e Pedro Luiz Oliveira Britto, que eram estudantes do 3º ano. A grande questão é que além de classificar alunos por mais um ano seguido, a instituição de ensino também conquista a primeira colocação pelo segundo ano subsequente. Na prova anterior, Pedro Luiz alcançou a melhor posição com 67% de acertos, 97,5% da nota máxima da prova dissertativa e 79% da nota total do processo seletivo, agora a discente Sâmira consegue a marca de 80%.
Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo tiveram sua implantação iniciada em 2006 por meio de um plano piloto de quatro universidades públicas de cunho federal, a UFBA (Universidade Federal da Bahia), a UnB (Universidade de Brasília), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que atendeu aos critérios do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), e que trazem a proposta da interdisciplinaridade e da habilitação em áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas) (TAFARREL et al, 2011), visando a formação de professores para as escolas do campo. Na UFPI o curso foi instaurado no ano de 2014 nos campi de Bom Jesus, Floriano, Picos e Teresina, sendo no primeiro a formação em Ciências Humanas e Ciências da Natureza nos demais.
Segundo o gestor da unidade de ensino, Francisco Reginaldo Moreira Lima, o sentimento nesse momento é de gratidão aos alunos pelo fato de acreditarem no poder da educação e recompensar o trabalho dos professores dentro da sala de aula durante o ano letivo. Para o diretor, essa conquista trará imensa motivação para todo o corpo docente, despertando a sensação de trabalho realizado, e mostrando para todos, o poder que a educação e a dedicação possuem, além de instigar em outros estudantes o apreço pela aprendizagem e o esforço em busca dos sonhos.
As três alunas aprovadas, que ainda cursam o ensino médio, nos concederam uma entrevista, onde explanaram as emoções iniciais após as aprovações. Para as estudantes, essa conquista é fruto de muita abnegação, e serve para mostrar que todo empenho tem resultado. Elas agradeceram a suas famílias, todo o quadro de professores, a gestão e a secretaria da escola. Sâmira aproveitou para agradecer ao Canal Educação, programa de mediação tecnológica, onde são ministradas aulas que preparam os alunos para vestibulares, especialmente o ENEM.
 As discentes ainda fizeram declarações de estímulo a futuros vestibulandos, Maria Sâmira, afirmou que é necessário buscar o que se almeja, independente de seu tamanho, “corra atrás de seus sonhos, se não houver os crie”. Yasmim, também explanou que não podemos desconfiar da nossa eficiência, “não duvide de sua capacidade e se esforce”, já Bianca explicou que nada é impossível quando se tem força de vontade.
Além dos fatos supracitados, vale salientar que também outros três estudantes foram classificados, mas aguardam na fila de espera, são eles: Gustavo Henrique Alves Pereira, Juniel Alves Silva e Antonia Ramila da Silva.


OPINIÃO PEDRO LUIZ:

Eu, autor dessa matéria, acompanhei os alunos durante esse ano letivo, pude perceber todo o empenho desferido ao longo do ano, a cada simulado, prova, e aulas aos fins de semana que sacrificaram os horários de lazer. A vontade de alcançar os propósitos era maior, e toda diligência teve seu corolário. Nesse momento, a terceira Lei de Newton, “toda ação, tem uma reação”, parece romper com as barreiras do mundo da física, do exato, e chegar ao relativo. Agora o pensamento de Paulo Freire parece fazer alusão e sentido, a educação pode até não mudar a sociedade, mas sem ela tampouco a sociedade muda.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


TAFFAREL, C. Z. et al. Desafios da Educação do Campo na UFBA: proposições superadoras – o sistema complexos. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.



ALUNAS APROVADAS, SAMIRA, YASMIM E BIANCA RESPECTIVAMENTE



APROVADAS JUNTAMENTE COM O PRIMEIRO LUGAR DO ANO ANTERIOR, PEDRO LUIZ


ESTUDANTES JUNTAMENTE COM O DIRETOR DA UNIDADE ESCOLAR


EX-ALUNO JOÃO VICTOR



segunda-feira, 29 de outubro de 2018

UESAR ENCERRA EVENTO “SEMANA PRESENTE”

Por: Pedro Luiz Oliveira Britto


Na última sexta-feira (26), a Unidade Escolar Sebastião Alves dos Reis consolidou mais uma edição do Projeto Semana Presente, evento regulamentado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que tem como objetivo principal abordar temas transversais, ou seja, assuntos que estão ligados visceralmente com a formação educacional dos alunos e que trazem a proposta da interdisciplinaridade e do cotidiano, em que cada escola assume temas a serem trabalhados e os adaptam a suas necessidades para cumprimento em cinco dias úteis.
No ano letivo de 2018, foi à segunda vez que a unidade de ensino realizou o evento, que, dessa vez, foi organizado com foco nas temáticas de alimentação saudável, educação sexual, prevenção ao uso de drogas e ditadura da beleza. Foram diversas ações realizadas, distribuídas em um cronograma que se estendeu desde o dia 22 até o dia 26, garantindo a aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que os assegurava entretenimento. Vale salientar que as atividades foram efetivadas em ambos os turnos de funcionamento da escola (vespertino e noturno), com exceção do ultimo dia, em que ambos os horários uniram-se. VEJA:

·                    Segunda-Feira (22/10): ginástica zumba, que durou cerca de 25 minutos, com todos os alunos e professores, sendo a atividade organizada pelos educadores físicos: Aurora Mota, Cleomar Alves e Amauzi, em seguida deu-se início ao torneio inter-classe de futsal.
·                    Terça-Feira (23/10): Palestras e oficinas dentro das salas de aula com a abordagem de temas ligados a educação sexual e prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
·                    Quarta-Feira (24/10): Apresentação de todas as classes e seus respectivos turnos sobre alimentação saudável e não saudável, e a importância de uma alimentação adequada inclusive no ambiente escolar.
·                    Quinta Feira (25/10): Final do campeonato inter-classe de futsal, que teve como vitorioso o time do 1º ano “A” tarde, e aplicação de um questionário sobre saúde e nutrição na escola.
·                    Sexta-Feira (26/10): Culminância do projeto, onde houve a união dos estudantes de ambos os turnos da instituição de ensino em um grande encerramento. Primeiramente, ocorreu por meio de desfile e avaliação de júri, a escolha da Garota e do Garoto UESAR 2018. De acordo com a análise dos jurados e da somatória das notas, Maria Amanda Sobral (3º ano “B” noite) e Diego Araújo (1º ano “B” tarde”), foram os ganhadores, no evento eles foram premiados com uma faixa, e um cheque no valor de cinquenta reais. Outrossim, efetuou-se no desfecho do evento uma gincana que marcou o fim de outro projeto da escola, a “Jornada Interdisciplinar”, onde grupos de alunos das turmas 1º ano “A”, “B”, “C”, “D” e 2º ano “A” e “B”, disputavam o titulo de campeãs. Mediante a soma das notas das provas da competição recreativa, as campeãs foram as turmas 1º ano “A” tarde, com o grupo denominado “Os aliados” e o 2º ano “A” tarde, com a equipe “Criativisando”, elas foram premiados com medalhas e troféus.
Ainda nesse dia, a escola premiou o time de futsal do 1º ano “A”, com troféu e um cheque no valor de cem reais, além de honrar com pequenos troféus e medalhas, os estudantes das turmas de 1º ano que melhor se classificaram nas Olímpiadas Internas, os vencedores da Olímpiada de Língua Portuguesa, e do concurso de redação.

O diretor da unidade de ensino, Francisco Reginaldo Moreira Lima, classificou o evento como sucesso total, pelo fato de ser uma nova forma de transmitir conhecimento, ou seja, um inovado jeito de realizar o processo de ensino-aprendizagem. Para o gestor é extremamente relevante atividades que rompem com as metodologias tradicionais e o costume fixo de aprender somente na sala de aula, além de incitar nos alunos o espírito de coletividade e intensificar a participação deles, que pode ser restringida em outros espaços.
Nessa perspectiva, a concepção dos estudantes é análoga a do administrador da UESAR. Segundo a aluna Aline Cristina Alves Silva (3º ano “A” tarde), a absorção de conhecimentos por intermédio de atividades como a “Semana Presente”, se demostra até maior do que na rotina costumeira e fixa em sala de aula, definida pela aluna como “entediante”, a mesma defende a realização de projetos com maior frequência, visto que aumenta nos alunos o trabalho em equipe e perca de timidez ao falar em público. Ainda segundo a discente, as palestras, apresentações e brincadeiras efetuadas, ao se tratar de seu principal objetivo, tiveram seu cumprimento, uma vez que, para ela, foi possível perceber a conscientização provocada nos alunos.


Aula de zumba


Apresentações sobre alimentação saudável e não saudável






Candidatas a Garota UESAR 2018








Candidatos a Garoto UESAR 2018




Vencedores do concurso Garota e Garoto UESAR 2018



Jurados e professores presentes no evento




Equipes que partciparam da gincana do projeto Jornada Interdisciplinar







Vencedores: De preto, "Os aliados" (1º ano "A") e de vermelho, "Criativisando" (2º ano "A")



Campeões das Olímpiadas Internas entre as turmas de 1º ano



Entrega do prêmio do torneio de futsal ao representante do time do 1º ano "A"











quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Vídeo todas as turmas (tarde)

Atividades do 3º dia da Semana Presente. 

Semana Presente 3º B Saúde Alimentar

Atividades do 3º dia da Semana Presente.

Semana Presente 3º A Saúde Alimentar

Atividades do 3º dia da Semana Presente.









Semana Presente 2º C Saúde Alimentar

Atividades do 3º dia da Semana Presente.

Semana Presente 2º B Saúde Alimentar

Atividades do 3º dia da Semana Presente.



Semana Presente 2º A Saúde Alimentar


Atividades do 3º dia da Semana Presente.